quarta-feira, 23 de março de 2011

Orgulho de ser gaúcho

Tá, todo mundo sabe (ou quase todo mundo) que eu não sou gaúcho. Nasci em São Vicente, litoral de São Paulo, etc. etc. PAULISTA! É, só que assim, de paulista eu tenho pouco ou quase nada. Talvez um pouco do sotaque... Tá, não... Meu sotaque é porto-alegrense e se é porto-alegrense eu também sou porto-alegrense. Logo, como bom porto-alegrense e gaúcho eu sou bairrista SIM! A minha cidade é a mais bonita SIM! O pôr-do-sol (produção, depois da reforma ortográfica como fica pôr-do-sol? Assim mesmo?) de Porto Alegre é o mais lindo do mundo SIM! A Zona Sul é a melhor zona de Porto Alegre SIM! E por aí vai. Eu já estou aqui em BH aproximadamente umas duas semanas, e o que eu posso dizer é que eu não trocaria a MINHA cidade por BH. Ok, a cidade é bonita, o lugar que eu estou aqui é muito parecido com a Zona Sul de Porto Alegre (pra quem não sabe, eu estou na Região da Pampulha, bem próximo a lagoa), os mineiros são queridos, receptivos, prestativos... mas sabe? O lugar que você mora e GOSTA de morar é parecido com a pessoa que você ama. Você sabe que no mundo existe outra pessoa mais bonita (existe? acho que não! rs), menos complicada, mais parecida com você, mais paciente... Mas você ama aquela ali, não adianta... Não há Cristo que tira aquela pessoa da sua cabeça. É assim que eu me sinto em relação a minha cidade, eu sinto SAUDADE dela. Eu já morei na Praia Grande (SP), Guarujá (SP), já fui muito em Santos (SP) só que assim, eu não sinto saudade do lugar, eu sinto saudade das pessoas que estão nesses lugares. Quando eu volto nesses lugares eu não sinto nenhum sentimento de pertencimento, pelo contrário, muitas vezes me sinto mal. E não foi porque eu passei por algum trauna na infância/parte da adolescência nesses lugares, considero que eu até fui feliz. Pode ser o clima praia, não sei.
Fica aqui registrado todo o meu amor pela minha querida Porto Alegre (não se preocupe que eu não vou te trocar por BH).
Posso não ser gaúcho na identidade, ou na certidão de nascimento. Mas o Rio Grande do Sul é o meu estado do coração! (só troco se for por muito dinheiro, mas tem que ser muito mesmo! rs).