quinta-feira, 22 de julho de 2010

M.I.A. = MAYA



MAYA é o nome do novo CD da M.I.A. que foi lançado dia 13 de julho. Pra variar, qualquer coisa que foge um pouco do eixo pop-fashion, e que tenta ser um pouco diferente da Lady GaGa, acaba sendo massacrado pelos críticos e pelas pessoas.

Confesso que M.I.A. nunca tinha me chamado muita atenção, gostava de uma ou outra música dela, mas aquela coisa normal. Falaram que ela tinha lançado um álbum horrível, que um clipe tinha sido censurado e blá blá blá. Até aí não tinha dado muita bola até que me falaram que ela tinha feito um álbum bem experimental. Foi aí que despertou a minha curiosidade. Perguntei no twitter se alguém poderia me passar um link pra baixar o álbum e o IQ me mandou um link e a seguinte mensagem: “é um lixo, provavelmente você vai gostar...”. E não é que eu gostei mesmo?

Quando se fala em Música Experimental, a primeira coisa que me vêm a cabeça é Arte Contemporânea. Pois, esses dois movimentos têm como objetivo contestar tudo aquilo que já foi feito, mostrando que a beleza e a arte não se encontram apenas na perfeição, mas também no contexto de cada um, no cotidiano e na originalidade. E a Música Experimental trás exatamente esses elementos: seja o barulho produzido no trânsito, ou um pingo de chuva, ou ainda sons originados de instrumentos que foram criados especialmente para aquela música.

Bem, eu poderia ficar aqui horas e horas falando sobre isso, porque né, A-DO-RO! Mas, para finalizar, gostaria de dizer que admiro muito artistas que não se deixam levar apenas pelo lado comercial da música, colocando pra fora seus sentimentos e usando da criatividade para realizar seu trabalho. Achei o CD da M.I.A. maravilhoso e grandioso! Grandioso pela variedade de elementos que ela utiliza em todas as faixas. Não encontrei nenhuma faixa “meia-boca”, TODAS são riquíssimas em relação à quantidade de detalhes e eu fiquei admirado ao ver como todos os elementos foram milimetricamente pensados para estarem naquele exato momento durante cada faixa.


Capa do CD.


Recomendo, mas só se você gosta de Música Experimental.

Beijos.